29 março 2015

Resenha: O Reino das Vozes Que Não Se Calam

Sinopse: O Reino das Vozes Que Não Se Calam - Em sua estreia na Rocco e marcando também a chegada do selo Fantástica, a escritora Carolina Munhóz, ganhadora do Prêmio Jovem Brasileiro por seu primeiro livro, A fada, apresenta O Reino das vozes que não se calam, escrito em parceria com a atriz e cantora Sophia Abrahão. Espécie de conto de fadas contemporâneo, em que um mundo mágico é palco para uma história de autoconhecimento e o poder dos sonhos, o romance conta a história de Sophie, uma garota cansada de sofrer com a indiferença das pessoas até descobrir um Reino onde seus talentos são reconhecidos. Cedo ou tarde, porém, ela terá que decidir entre a realidade e a fantasia, numa jornada repleta de descobertas e desafios.



Este livro marca a estréia da Rocco com selo Fantástica. Livro da escritora Carolina Munhóz, ganhadora do Prêmio Jovem Brasileiro em 2011 por sue primeiro livro "A Fada", escrito em parceria com a atriz e cantora Sophia Abrahão. O livro conta a história de Sophie, uma garota diferente que sofre bulling pelo excesso de magreza, é julgada e incompreendida. Sophie questiona o porquê de não conseguir ser feliz como os outros, ela é uma garota triste que não se sente amada e cansada da indiferença de todos ao seu redor. 
Um dia, chegando no seu limite de tristeza Sophie é "sugada" para outra dimensão, para o Reino das vozes que não s calam. Lá ela descobre todos os tipos de seres mágicos, e o melhor de tudo, lá ela é amada.
Então, Sophie em uma busca frenética para encontrar a solução para permanecer no mundo mágico se desgastada demais e faz coisas extremas.
A garoa uma hora terá de decidir se realmente quer pertencer ao Reino ou se quer ficar na Terra com todos que a amam. Uma escolha difícil que quase enlouquece Sophie.
O livro trata do caminho da autoaceitação para encontrar a felicidade; mostra o quanto a empatia é necessária no mundo; retrata a tristeza e a sua superação. Sem medo algum Carolina Munhóz apresenta a linha tênue entre a certeza do que nos faz feliz e loucura, como um pedido de socorro ao mundo. 
Nos fazendo refletir sobre os monstros, que nos aterrorizam e nos fazem querer desistir, e sobre os anjos, que nos salvam, existentes ao nosso redor e pensar 'quem são os meus monstros e os meus anos?'.
O livro ainda tem como tema a exigência da sociedade pela perfeição, especialmente em cima dos adolescentes, e como nada nunca é satisfatório o suficiente. A crítica alheia que gera a autocrítica, a mais dura de todas, nos pondo em dúvida com nós mesmos tornando-nos inseguros e infelizes.  Sophie percorre todos esses caminhos nos dando uma belíssima lição.
A escritora, como sempre mesclando realidade e fantasia, se supera nos fazendo pensar tanto, nos surpreendo com a lição aprendida por Sophie.
"A ruiva, antes solitária e cinzenta, tornara-se uma mulher capaz de refletir todas as cores.", trecho do livro na página 285.

Nota: 4 estrelas



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. ;D